• New Life Freguesia

Luminárias para apartamentos

A iluminação é algo que influencia de forma direta na atmosfera dos ambientes. Os diferentes tipos de luminárias disponíveis hoje no mercado podem trazer um clima aconchegante, dinâmico ou com bastante claridade e ainda dar o toque final em uma decoração.

Para te auxiliar na escolha de qual usar no apartamento, separamo algumas dicas:

SALA DE JANTAR

Aqui o foco é a comida. Por isso, o ideal é que a iluminação esteja em cima da mesa, com luz refletida ou difusa para não ofuscar a visão de quem está sentado. Tome cuidado com a distância entre o pendente e a mesa e certifique-se de que o tamanho da luminária corresponde ao do móvel. Mesas mais compridas, por exemplo, podem pedir mais luminárias para cobrir toda a sua área.

ESCRITÓRIO

O cômodo em que você trabalha precisa ser bem iluminado, de preferência de maneira uniforme para evitar reflexos na tela do seu computador. Leitura e escrita são atividades que requerem muito da sua visão e pouca iluminação pode causar dores de cabeça e fadiga. Além disso, o ambiente mais brilhante estimula a atenção e a produtividade, que é exatamente o que você precisa na hora do trabalho.

SALA DE ESTAR

A iluminação é capaz de mudar a sala de estar. Além disso, um projeto de iluminação bem feito pode contribuir na decoração do espaço.

A primeira dica diz respeito à cor da luz. Em uma sala de estar é importante ter uma luz amarelada para criar um ambiente aconchegante. Antigamente, as luzes incandescentes eram muito utilizadas, mas seu gasto energético é muito alto.

BANHEIRO

Ao fazer o seu planejamento de iluminação de apartamento, tenha sempre em mente a utilização da área a ser iluminada. O banheiro, por exemplo, pode ser usado tanto para um momento relaxante quanto para fazer a maquiagem ou a barba. O ideal, nesse caso, é o uso de lâmpadas de LED com foco frontal ao redor do espelho, pois são as que iluminam o rosto inteiro, sem criar sombras. Caso a intenção seja deixar o banheiro mais aconchegante, invista em luzes amarelas difusas.

COZINHA

A cozinha é um dos principais ambientes da residência. É nela que convidamos nossos amigos para tomar um café ou preparamos a alimentação de toda a família.

Por ser um ambiente de convívio social e de grande circulação, a cozinha requer bastante iluminação. A primeira dica é aproveitar ao máximo a luz natural. Somente depois de aproveitar de toda essa luminosidade é que vamos pensar em outros recursos, como as lâmpadas e os LEDs.

VARANDA

Quando se trata de varanda, a importância de se pensar a iluminação é a mesma para os outros ambientes da sua residência. É nesse espaço que temos alguns momentos de descanso e de lazer.

Uma dica valiosa é iluminar bem as bancadas e as mesas desse espaço. Para isso, a utilização de spots com iluminação focal também é super indicada.

ÁREA DE SERVIÇO

A área de serviço deve estar bem iluminada para evitar muitas sombras ou luzes quentes. Para esse local, as lâmpadas de LED são as mais indicadas. Além do baixo consumo de energia, elas não superaquecem o local, deixando o ambiente mais agradável para a execução do trabalho doméstico. Além disso, quando escolhida a opção de lâmpada branca fria, ela emite luz branca, ideal para ambientes de concentração e trabalho, assim como a cozinha e o escritório.